O TV Xuxa exibido no sábado, 4, dedicou um bloco inteiro para debater sobre a adoção de crianças. Logo no primeiro VT que a apresentadora chama para discutir o tema, temos um casal homossexual, Claudio e Almir, que adotaram Rafael. O assunto é tratado com muita naturalidade e a questão sobre eles serem homossexuais não é debatida no vídeo, apenas a história de amor entre eles e o filho.
Ao terminar o vídeo, Xuxa agradece os convidados e diz: “Na hora aqui [que estava passando o VT para o auditório], eu ouvi alguém falando aí: ‘Quem é o pai?’”
Firme, a apresentadora responde: “Os dois são os pais. E os dois vão ser as mães também, sabe… Minha mãe fez o papel de pai quando meu pai não estava com a gente. O que a gente tem que ser é acarinhada, amada, é isto que uma criança precisa”.
Sem entrar no discurso militante, Xuxa, nestes poucos minutos, contribuiu para uma parcela de sua audiência enxergassem de forma simples e importante que um casal gay pode adotar e cuidar de uma criança. Além de normatizar (a palavra sempre usada de forma pejorativa, agora ganha qualidades positivas) que os homossexuais podem e devem ter direito à adoção de crianças, ela amplia também não só a discussão sobre a adoção como a dos direitos homossexuais.
Neste momento, Xuxa provou que foi realmente uma verdadeira rainha, e não só dos baixinhos.
Veja o interessante bloco sobre adoção clicando aqui. O depoimento do casal homossexual e a defesa de Xuxa começa aos 7min37s.