Para comemorar o Dia Internacional contra a Homofobia, neste domingo, 13, a Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e parcerias organizarão uma caminhada em São Paulo.
A concentração será na esquina da avenida Paulista com a rua Augusta, às 17h, e os manifestantes irão partir rumo ao Largo do Arouche, no centro da capital paulista.
A importância do dia contra a homofobia, comemorado exatamente no dia 17 de maio, é pelo fato da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter retirado a homossexualidade do catálogo de doenças.
A ideia que a homossexualidade era desvio e doença fez com que muitos gays fossem pesquisados como verdadeiras cobaias vivas em institutos médicos mundo afora. Sem falar nas experiências nazistas no campo de concentração em que partes do corpo eram retiradas ou abertas sem anestesia para averiguar se a falta ou a reação de tal órgão era o que gerava a homossexualidade.
O trauma entre os gays e militantes dos direitos humanos foi tão grande que até hoje existe uma implicância com o termo homossexualismo, considerado incorreto por carregar em seu passado recente o estigma de gays como doença.